Como saber se tenho diabetes é uma pergunta frequente, mas, primeiramente, é preciso conhecer a doença. A diabetes é uma doença bem comum entre os brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde com a colaboração do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 9 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Veja abaixo algumas informações.

O que é a diabetes

A doença é uma síndrome metabólica de origem múltipla. Na diabetes o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente para manter o organismo funcionando de forma regular. Ou seja, a diabetes é ocasionada quando o corpo perde a capacidade de produzir insulina de forma satisfatória. A insulina é responsável por regular a glicemia no sangue. Ela faz o açúcar entrar no sangue e ser utilizado como fonte de energia.

Como saber se tenho diabetes?

Para responder a essa pergunta, é preciso identificar a doença no organismo por meio de um exame chamado glicemia de jejum que mostra a quantidade de açúcar no sangue. Os valores normais ficam entre 70 e 99 mg/dl (miligramas de glicose por decilitro de sangue). Se os valores estão um pouco acima, é preciso haver uma investigação médica para descobrir o motivo da alteração e como proceder. Você sabe quais são os principais sintomas da diabetes?

Como saber se tenho diabetes

Como saber se tenho diabetes

Sede intensa e consequentemente o aumento da vontade de urinar

Como na diabetes a glicemia não está sendo controlada adequadamente, surge a desidratação do corpo. A vontade de beber mais água que o normal está relacionada com o aparecimento com outros sinais. A existência de um ou outros sintomas não comprova o diagnóstico da doença.

Cansaço

A glicose é a principal fonte de energia para nosso organismo. Se há incapacidade da glicose ser transportada para as células, isso reduz a energia do corpo. Diante disso, o cansaço surge de maneira mais intensa que a do dia a dia.

Perda de peso

A perda de peso repentina é um sintoma característico da diabetes. A insulina é o hormônio encarregado pelo armazenamento de gordura e pela síntese de proteína do organismo. Como não há glicose para gerar energia, o corpo acaba encontrando na gordura acumulada a fonte necessária para se sustentar. Dessa forma, o organismo sem insulina não desenvolve músculos nem gorduras e precisa consumir a energia existente.

Fome excessiva

Devido a ausência de energia causada pela falta de glicose no sangue, o corpo acredita que está em jejum. Então a vontade de comer dobra. É importante estar atento aos sintomas e conhecer a doença. Quanto mais cedo o paciente descobrir ser portador de diabetes, mais rápida e eficiente será a aplicação do tratamento adequado ao problema.

Tratamento inovador para Diabetes intriga médicos