Será que a diabetes tem cura? A doença pode ter controle e tratamento, mas é de forma temporária. Atualmente, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 16 milhões de pessoas sofrem de diabetes no Brasil, ou seja, 8% da população. Se você está incluso nesta estatística, já deve ter se perguntado se a diabetes tem cura.

Saiba que, dependendo do tipo de diabetes (pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional), é possível controlar com alimentação, medicamentos e até mesmo reverter a doença. Neste artigo iremos falar sobre a possível cura da diabetes.

Diabetes tem cura? Conheça algumas possibilidades

Atualmente, a ciência está estudando e testando hipóteses para descobrir se a diabetes tem cura. A seguir, selecionamos algumas possibilidades de possível cura para a diabetes.

A cura através das células-tronco

As células-tronco são chamadas células indiferenciadas, porque possuem potencial de se transformarem em outros tipos de células. O desafio da ciência atual é encontrar as combinações exatas para transformar as células-tronco em células-beta. Assim, seria possível manter a produção de insulina no corpo, tornando desnecessário o uso de injeções.

diabetes tem cura

Pesquisadores estudam cura da diabetes com células-tronco

Em Harvard, alguns pesquisadores liderados por Douglas Melton conseguiram transformar células-tronco humanas em células-beta funcionais. Eles descobriram a receita molecular que induz uma célula-tronco humana a passar pelos vários estágios de desenvolvimento até se transformar em uma célula-beta completa. Isso significa que os pacientes que sofrem de diabetes tipo 1, que atualmente dependem de doses de insulina para controlar a glicemia, poderão futuramente fazer um transplante de células-beta funcionais para restaurar a produção da insulina.

Nos testes realizados em camundongos que sofriam de diabetes, as células-beta de laboratório atenderam às expectativas: a glicemia foi controlada e o excesso de açúcar no sangue foi extinto em apenas 10 dias.

A cura através da alimentação

Apesar da perspectiva otimista, um tratamento para cura de diabetes ainda pode demorar muitos anos para chegar à população em geral. Entre as principais recomendações médicas para tratamento da pré-diabetes e diabetes tipo 2 estão a prática de exercícios físicos regularmente e a adoção de uma dieta balanceada e pobre em carboidratos refinados. Nos casos de diabetes tipo 1, a dieta é complementar ao uso de medicamentos ou insulina.
Se você já tem uma dieta recomendada pelo seu médico para diabetes, adicione também estes 10 alimentos que ajudam no controle da doença:

  • Aveia: ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e LDL.
  • Amêndoas: não prejudica o nível de açúcar no sangue.
  • Linhaça: são ricos em fibras solúveis.
  • Peixes: ajudam na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue.
  • Azeite: faz bem ao sistema cardiocirculatório e ajuda para controlar o diabete tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica.
  • Feijão: meia xícara de chá de feijão fornece um terço das necessidades diárias de fibras e pode conter mais proteínas que 30g de carne.
  • Tomate: fornece nutrientes vitais como ferro, vitaminas C e E, além de licopeno, poderoso antioxidante.
  • Leite desnatado: além de possuírem cálcio, pode ser uma boa fonte de vitamina D.
  • Vinho: uma ou duas doses por dia eleva para 12% os níveis do HDL, o colesterol bom.
  • Chocolate: 30g por dia apenas do tipo amargo, com porcentagem de cacau acima de 70%, são ricos em flavonóides.

Você está acha que tem diabetes? Consulte seu médico e peça para que ele solicite uma bateria de exames de sangue.

Reverta a Diabetes Tipo 2 ou Pré-Diabetes em 30 dias!