Será que diabetes tipo 2 tem cura? O diabetes é uma doença comum e tem afetado um grande número de pessoas. Este aumento considerável de casos de diabetes assusta não somente a população como pode ser considerado como um problema de saúde pública.

O que é o diabetes tipo 2:

É uma doença crônica que afeta a forma com que o organismo metaboliza o açúcar que consumimos. Em um paciente portador do diabetes tipo 2, há uma resistência do organismo aos efeitos da insulina (hormônio responsável pela regulação da glicose sanguínea) ou há uma produção insuficiente deste hormônio.

Quais são as complicações do diabetes?

Conforme a Dra. Andressa Heimbecher Soares, endocrinologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as complicações oriundas do diabetes podem chegar a níveis extremos como amputações, perda da visão, infartos, derrames e tratamento com hemodiálise.

Diabetes tipo 2 tem cura?

Para saber se a sua diabetes tipo 2 tem cura, é necessário saber se o fator que desencadeou a doença foi o aumento de peso. Se sim, o emagrecimento do paciente poderá causar a redução dos níveis de açúcar no sangue. O resultado do emagrecimento gera um controle adequado da doença, mas não a cura definitiva. Caso o paciente volte a engordar, as probabilidades de sinais da doença ressurgirem em exames de sangue são grandes.

diabetes tipo 2 tem cura

Será que Diabetes Tipo 2 tem cura?

Quando os efeitos do açúcar estão em níveis acima do considerado normal, mesmo que por um período de tempo reduzido, a consequência será percebida no organismo. É o que se conhece por memória metabólica, aquela que fica registrada no organismo.

Mesmo que o paciente diagnosticado com a doença não esteja fazendo uso de nenhum medicamento e esteja com a taxa normal de açúcar no sangue, ele deve se submeter aos exames anuais rotineiros. Os exames mais comuns nesta situação são os de fundo de olho, para ver como está a retina, a microalbuninúria, para avaliação renal, medição da pressão arterial e exame de sangue para medir o colesterol.

Formas de tratamento para Diabetes

Existem algumas técnicas inovadoras para o tratamento da diabetes que podem nos fazer acreditar que o diabetes tipo 2 tem cura. Podemos citar o transplante de pâncreas ou das ilhotas pancreáticas (que são responsáveis pela produção da insulina) e a cirurgia bariátrica.

Todos esses procedimentos podem normalizar os níveis de glicose na corrente sanguínea, mas o paciente precisa acompanhar sua saúde com exames periódicos. Os especialistas não costumam usar a palavra “cura” do diabetes mesmo que o paciente pare de usar medicamentos e a taxa de açúcar se normalize. Eles preferem usar o termo “remissão” da doença, pois não quer dizer que esse estado saudável seja definitivo.

Descubra como reverter a Diabetes Tipo 2 em 30 dias!