Será que pré-diabetes tem cura? A pré-diabetes é um estado de desequilíbrio de glicose no sangue, no qual as pessoas não apresentam sintomas. Sem tratamento e acompanhamento médico, esse estado pode vir a se tornar diabetes tipo 2.

Entretanto, saiba que é possível evitar que a pré-diabetes evolua. Mudanças no estilo de vida, perda de peso e uso adequado de medicamentos são tratamentos que podem auxiliar o organismo a normalizar os níveis de açúcar no sangue.

Saiba mais detalhes neste artigo sobre a cura da pré-diabetes.

Causas da elevação da glicose na pré-diabetes

Popularmente, costuma-se atribuir esse estado à obesidade e má alimentação, porém há também outras possibilidades. Um dos fatores de risco é quando já se tem um histórico familiar da doença. Quando o paciente já sofre de outros fatores de risco, como hipertensão arterial ou altos níveis de triglicérides no sangue, o desajuste metabólico também pode causar um estado de pré-diabetes.

No caso das mulheres, a síndrome dos ovários policísticos e parto de crianças que pesam mais de 4 kg são fatores que podem aumentar a glicemia. No entanto, se considerarmos a questão da obesidade e das síndromes metabólicas como um todo, veremos que a questão é quase sempre ligada à alimentação.

pre-diabetes tem cura

A pré-diabetes, se não tratada, pode se tornar diabetes tipo 2

Hábitos alimentares que incluem um cardápio de péssima qualidade, com alta ingestão de carboidratos refinados, açúcares e alimentos altamente processados podem contribuir para o surgimento da pré-diabetes. Aliás, uma pessoa magra que tenha hábitos alimentares ruins e não pratique atividade física regular também pode estar sujeita a ter pré-diabetes.

Então o pré-diabetes tem cura através da cozinha e não da farmácia?

Sim, é exatamente isso. Para se ter uma ideia, se um pré-diabético com sobrepeso conseguir reduzir de 5% a 7% de seu peso corpóreo, ele já pode reduzir em 58% a chance de desenvolver diabetes tipo 2.

Para que tenha sucesso em sair do estado de pré-diabetes e voltar a ter níveis normais de glicemia, é recomendado ao paciente que modifique seus hábitos de vida, adotando uma dieta mais equilibrada, com fibras e menor quantidade de açúcares e carboidratos processados. As recomendações médicas também costumam incluir a prática de atividades físicas com um total de pelo menos 150 minutos por semana.

Desse modo, pré-diabetes tem cura sim, mas requer muita dedicação por parte do maior interessado pela cura: você.

Reverta a Pré-Diabetes em Até 30 dias!