Você sabe tudo sobre diabetes, suas causas, sintomas e tratamento? Conforme dados informados pela Federação Internacional de Diabetes, o número de portadores de diabetes é de aproximadamente 250 milhões. No mundo, cerca de 10% da população sofre com este problema. Se a diabetes não for devidamente acompanhada e tratada, pode gerar diversas complicações graves. Separamos para você tudo sobre diabetes, as causas, os sintomas e o tratamento.

A diabetes é uma doença crônica, resultado da presença de alta concentração de açúcar no sangue. Geralmente ocorre devido à incapacidade do pâncreas de produzir insulina, hormônio que regula o nível de glicose no organismo.

A diabetes também pode se manifestar quando a insulina não reage de maneira esperada, pois o corpo se tornou resistente à ela. A insulina é responsável por promover a entrada de glicose nas células, mais tarde transformada em energia. A ausência de deste hormônio no organismo humano pode interferir no equilíbrio fisiológico causando uma série consequências.

Existem várias formas de manifestação da doença, entre as mais comuns estão: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional. A diabetes também pode estar associada a outras condições como doenças do pâncreas, doenças endócrinas e o efeito colateral de medicamentos.

Tudo sobre Diabetes Tipo 1

Nesse caso, a produção de insulina pelo pâncreas é escassa ou nula, por isso se faz necessária a aplicação do hormônio através de injeções periódicas. A causa normalmente está ligada à predisposição genética. Os sintomas incluem fadiga, micção, fome e sede excessiva, dor de cabeça, perda de peso e visão embaçada.

Tudo sobre Diabetes Tipo 2

Este tipo é o que possui maior incidência entre a população, chegando a representar quase 90℅ dos casos. Costuma acometer adultos com mais de 50 anos com problemas de obesidade. Caracteriza-se por uma resistência à insulina e apresenta os mesmos sintomas que o diabetes tipo 1. Outro principal indício da doença é a má cicatrização.

Tudo sobre Diabetes gestacional

Ocorre durante o período de gestação e em geral está ligado a um quadro de obesidade da gestante, predisposição genética ou idade materna avançada. Não costuma apresentar sintomas, sendo detectado através de exames de rotina. O tratamento se faz pelo controle da alimentação e da prática de exercícios físicos. Em alguns casos, a doença pode persistir após o parto.

tudo sobre diabetes

Tudo sobre Diabetes: Sintomas e Diagnóstico

Diagnóstico

Muito se fala sobre diabetes na mídia, mas nem tudo sobre diabetes é verdade. O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue que avaliam a glicemia e também por meio de textes rápidos realizados em postos de saúde e farmácias. É importante sempre se manter informado. Na presença de qualquer sintoma listado neste artigo, consulte um médico.

Novo tratamento revoluciona tudo sobre Diabetes