Não, o chá de salsa não emagrece. Mas ele pode diminuir medidas. O chá de salsinha possui efeito diurético, logo elimina a retenção de água no organismo. Caso você se pesar e a balança indicar valores menores, isso terá acontecido devido à eliminação de líquidos, não de gordura. Esse chá é ideal para combater o inchaço que a mulher sente quando está de TPM ou menstruada, inclusive auxiliando no combate às cólicas menstruais.

A salsinha também melhora a circulação, logo é indicada para quem tem problemas arteriais, evitando possíveis distúrbios cardíacos. Devido a sua ação anti-inflamatória, o chá de salsinha também é recomendado à pessoas com artrite, artrose e gota. Para pacientes que reclamam de dores abdominais e azias, este chá pode ser usado como remédio natural que equilibra e auxilia a digestão.

Benefícios do Chá de Salsinha

A salsinha é rica em ferro, possui óleo apiol, cálcio, cobre, fósforo, zinco, magnésio, sais minerais e vitaminas A e C em sua constituição. A ingestão correta da salsa traz alguns benefícios como:

  • Propriedades antiinflamatórias;
  • Controla o açúcar no sangue;
  • Impede a formação de coágulos, o que pode evitar derrames;
  • Atua no combate à anemia;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
  • Alivia constipação intestinal e flatulência;
  • Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
  • Auxilia nos processos de inflamações urinárias;
  • Alivia asma;
  • Possui alta quantidade de ferro, logo ajuda no combate à anemia
  • – Desintoxicante quando a salsinha é adicionada a sucos;
  • – Ação rejuvenecedora.

Chá de salsa para os rins

O chá de salsa é um tratamento conhecido para infecções urinárias e prisão de ventre. Mas seu uso mais importante é para limpar os rins, já que é capaz de dissolver cálculos renais. A ingestão equilibrada de salsinha elimina toxinas através da urina e é capaz de diluir as pedras renais. Para desintoxicar os rins, o recomendado é a ingestão do chá pelo menos uma vez ao dia por uma semana.

Chá de salsa: como fazer

Em primeiro lugar, lave muito bem a salsa. Caso ela não for orgânica, deixe de molho por dez minutos em uma solução de limpeza que você mesmo pode fazer: uma tampinha de água sanitária por um litro d’água ou uma colher de bicarbonato de sódio por litro d’água. Após deixá-la em molho, enxague a salsa muito bem. Depois, ferva a quantidade de água mineral desejada para o seu chá. A proporção indicada é de um litro de água para cinco ramos de salsa. Assim que levantar fervura, adicione a salsa e deixe ferver por 5 minutos. Após esse tempo, retire-a do fogo e passe o chá em uma peneira. Deixe repousar por pelo menos uma hora em uma garrafa fechada. Uma dica é preparar uma quantidade grande e deixá-la descansar pela noite dentro de uma garrafa na geladeira. Pela manhã o chá estará no ponto certo e pode ser bebido ao longo do dia.

Chá de salsinha: como consumir

Para emagrecer ou melhorar a digestão, o ideal é beber quatro copos de 250ml de chá por dia: o primeiro em jejum, o segundo durante a manhã, o terceiro antes do almoço e o último antes do jantar. Para melhorar o gosto do chá, é recomendado adicionar algumas gotas de limão. Beba esse chá com uma frequência específica: de cinco dias seguidos a duas semanas, mas não mais que isso. Depois repita o procedimento a cada 20 dias.

Quem não pode beber chá de salsa

Mulheres grávidas ou que já apresentam ciclos menstruais intensos devem evitar a salsinha: sua ingestão tende a provocar aumento de sangramentos. Em excesso, a salsinha pode ser abortiva;
Diabéticos e doentes renais devem ingerir a salsinha com moderação, pois ela pode diminuir os níveis de glicose no sangue.

Salsinha e interação medicamentosa

O uso de salsa não deve ser contínuo. Caso ele seja frequente, fique atento às interações com:

– Varfarina e outros medicamentos anticoagulantes: a salsinha pode prejudicar seu efeito;
– Diuréticos: como a salsinha já é diurética, não consuma os dois juntos, caso contrário você pode sofrer uma perda excessiva de água corporal.

Resumindo: o chá de salsinha pode ser ingerido como forma de tratamento em diversos casos, mas não emagrece, apenas desincha o corpo.

Quer um método de emagrecimento saudável e que realmente funciona?