A dieta low carb é um método que consiste em reduzir, seja o tipo ou a quantidade, a ingestão de carboidratos. Low carb é um termo de origem inglesa que significa baixo ou pouco carboidrato. Existe no mundo uma grande variedade de dietas neste estilo.

A busca por alternativas de emagrecimento rápido está cada vez mais comum e requisitada. Entretanto, as pessoas não querem mais se submeter a rígidos regimes de alimentação. A procura é por formas de perder peso sem a necessidade de morrer de fome ou passar mal por isso.

Mas o que são carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes que fornecem energia para as células e regulam o metabolismo glicêmico. O objetivo da dieta low carb é fazer com que o corpo utilize a gordura como principal fonte de energia. Conheça neste artigo 3 tipos de dieta low carb para começar a emagrecer agora.

Dieta Dr. Atkins

Também conhecida como dieta das proteínas, esta famosa dieta lowcarb foi lançada nos anos 70 pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins. O médico sugere um cardápio baseado na restrição do consumo de carboidratos dando prioridade ao consumo de proteínas e gorduras. Ela é dividida em quatro partes: fase da indução, perda de peso contínua, pré manutenção e manutenção para toda vida. Entre as receitas mais conhecidas desta dieta estão os panetones e espaguete Atkins.

Dieta Paleolítica

A dieta paleolítica é fundamentada no estilo de vida dos nossos antepassados que desfrutavam de um cardápio low carb naturalista e se alimentavam de carne, frutos e grãos. Esta técnica consiste na eliminação do consumo de alimentos industrializados em geral, com isso, um dos principais benefícios desta técnica está na desintoxicação do corpo. Entre as receitas ganham destaque o strogonoff de fígado e a sopa de couve.

Dieta de Dukan

Este método foi criado pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e é separado em quatro etapas: fase de ataque, fase cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização. Nesta dieta pode-se abusar de receitas ricas em farelo de aveia, proteínas e vegetais.

Emagrecimento rápido e saudável aliado ao exercício físico

É sempre importante ressaltar que para um emagrecimento rápido e saudável é muito importante aliar o consumo equilibrado de alimentos à prática de exercícios físicos. “Enquanto a alimentação atende às necessidades energéticas e nutricionais do corpo, as atividades físicas ativam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura”, explica a nutricionista Cinthia Azevedo de Souza, supervisora de nutrição da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Além disso, a prática regular de exercícios diminuir significativamente o risco de mortes por doenças cardíacas coronária e diminui o risco de diabetes e hipertensão. Essas doenças são resultado de uma vida corrida, stress e sedentarismo. A expectativa é de que até 2025, o número de pessoas com pressão alta no Brasil seja de aproximadamente 80% da população.

Conheça uma Dieta Lowcarb completa e que traz resultados incríveis