Encontrar uma dieta que emagrece de verdade é uma tarefa bem difícil. Isso depende do seu estilo de vida, seus hábitos alimentares e até mesmo disposição genética.

Para algumas pessoas, dieta é sinônimo de saúde, para outras é emagrecimento e estética. Alguns regimes alimentares são surpreendentes e chegam a auxiliar para que se perca vários quilos em curtos períodos de tempo. É preciso ressaltar que acompanhamento médico e exercícios físicos são fundamentais para um resultado eficiente e duradouro.

Para ajudar você a encontrar uma dieta que emagrece, separamos dicas preciosas sobre 6 dietas interessantes para perder pesos e medidas.

Dieta Mediterrânea

Essa dieta que emagrece rápido é inspirada nos hábitos alimentares de cidades da região do Mar Mediterrâneo. Ela promove o consumo de alimentos frescos, massas integrais e saladas cruas compostas de folhagens. Também é possível consumir azeite de oliva, vinhos e outros alimentos naturais. A dieta mediterrânea é apontada como um regime que emagrece por promover a reeducação alimentar, trazendo muitos benefícios ao corpo. Entre eles é possível destacar os maior consumo de vitaminas e nutrientes, o que evita males cardiovasculares.

Dieta Ovolactovegetariana

É uma dieta rica em proteínas vindas de alimentos como leite, ovos, queijos e derivados da soja, mas que dispensa carnes vermelhas e brancas. Alimentos integrais como pães, massas e arroz, cereais diversos, verduras, folhagens, leguminosas e frutas estão liberados. Essa dieta emagrece porque propõe uma reeducação alimentar intensa e os resultados são visíveis em pouco tempo.

Dieta das 3 horas

Você come de maneira frequente e ritmada? A dieta das 3 horas parte da premissa que manter a regularidade das refeições, fracionando a quantidade para o menor possível (mas que cause saciedade) evita que o organismo acumule energia e gordura. Comendo a cada 3 horas, o corpo é forçado a reiniciar o processo de digestão, gastando mais calorias, o que ajuda na perda de peso. Essa dieta é mais interessante quando associada ao consumo de alimentos saudáveis e ao exercício físico.

Dieta VLCD: Very Low Calorie Diet

Quando você opta por esse regime, é obrigado a diminuir a ingestão de calorias por dia. A dieta VLCD permite comer todos os tipos de alimentos, desde que não se ultrapasse o limite de 800 calorias por dia. Apesar de trazer resultados rápidos, esse regime não deve ser seguido por muito tempo, pois pode prejudicar o organismo.

Dieta Ortomolecular

A dieta ortomolecular parte de uma análise dos desequilíbrios nutricionais e dos hábitos alimentares. A partir daí é feita uma reeducação alimentar para sanar as deficiências nutricionais. É baseada no consumo de alimentos saudáveis e suplementação (vitaminas, aminoácidos e etc). A consulta ao nutricionista é essencial para avaliar as particularidades alimentícias de cada indivíduo.

Dieta Detox

A dieta detox é baseada no consumo de alimentos naturais e integrais, além de sucos naturais e água em abundância. Rica em sucos verdes, a dieta Detox visa a eliminação de toxinas do organismo e a perda de peso. A dieta detox emagrece rápido e demanda baixo (ou nenhum consumo) de alimentos industrializados. Também é preciso evitar açúcares, refrigerantes, conservantes, álcool e alimentos ricos em gorduras trans.

Afinal, vale a pena optar por uma dieta que emagrece rápido?

Independente da escolha de sua dieta dieta é importante que você tenha o acompanhamento de um nutricionista e fique atento ao equilíbrio nutricional das refeições. Lembre-se que dieta eficiente não resulta na privação completa de mais de um grupo alimentar e nem deve causar grande desconforto.

Quer uma dieta que emagrece rápido, mas com saúde?