Uma das maneiras mais divertidas de adquirir conhecimento e fluência é aprendendo inglês pela música. Estudar as músicas de bandas norte-americana ou inglesas é uma forma leve de enriquecer seu vocabulário inglês. Aprendendo inglês pela música é até mesmo um método para superar obstáculos como gramática e verbos complicados em inglês. Confira algumas ideias:

 

01 Aprendendo inglês pela música: escolha bandas que gosta

 

O primeiro passo é escolher o que você vai ouvir. Se você está no nível iniciante, é melhor escolher uma música mais devagar. Que tal começar por aquela versão acústica daquela música que você tanto gosta? Escolher o som certo é parte essencial do processo. Ainda não resolveu por onde começar? Escolha aquela música que te faz cantar até debaixo do chuveiro. Simples!

 

02 Escute o som pela primeira vez sem ver a letra

 

É importante ouvir a música tentando prestar atenção ao máximo na letra. Você conseguiu entender o contexto geral? Ou ao menos entendeu uma palavra ou outra? Anote o que entendeu, de preferência em inglês.

 

Aprendendo inglês pela música

03 Aprendendo inglês pela música: escute de novo com a letra

 

Agora você pode perceber quais são as palavras e como elas são pronunciadas. Se quiser, escute novamente tentando acompanhar a letra com os olhos.

 

04 Trabalhando o vocabulário em inglês

 

Depois de ouvir e perceber o contexto geral da música, sublinhe as palavras que você não entende. Faça uma lista em um caderno à parte e procure o significado de cada uma.

 

05 Aprendendo inglês pela música:  trabalhando a gramática

 

Analise qual o tempo gramatical que o autor da composição usa. Presente? Passado? Perceba o formato em que os verbos estão e revise a parte da gramática que você não lembra.

 

Aprendendo inglês pela música

 

06 Trabalhando verbos específicos

 

Selecione os verbos que você tem dificuldade na letra e, depois que entender o significados e a forma gramatical, forme frases novas usando-os.

 

07 Aprendendo inglês pela música: cante e decore a letra

 

Depois do trabalho intelectual, agora vem a diversão: cante a música escolhida quantas vezes quiser e tente decorar a letra. Quando você estiver no banho e perceber que sabe todas as estrofes de cabeça, esse será um sinal de escolher a próxima música!

 

Fale inglês como um americano