Toda crise pode ser interpretada como uma oportunidade para você se reinventar e buscar ideias para ganhar dinheiro. As ocasiões difíceis são bons momentos para você praticar a criatividade empreendedora. Como ensina a metodologia de projeto “Dragon Dreaming”, é preciso que você aprenda a dançar com seus dragões. Para inspirar você, separamos 13 dicas de como ter ideias para ganhar dinheiro.

01 – Ofereça um serviço que já existe, mas foque em outro público alvo

Segundo o livro “A Cauda Longa – do mercado de massa para o mercado de nicho”, de Chris Anderson, é possível identificar áreas no qual o empreendedor pode ter vantagens comparativas em relação às grandes redes varejistas. A estratégia é simples: escolha bem o seu nicho. Todo serviço pode ser inovador caso seja o único especializado em um certo público alvo.

02 – Resolva um problema novo

Desenvolva uma solução para um problema que existe ao seu redor, seja no seu cotidiano ou no seu trabalho. Quando você desenvolve um negócio para solucionar um buraco negro na vida de certas pessoas, a chance do seu business dar certo é alta. É preciso focar primeiro em qual é a solução mais adequada para aquela problemática, não qual tipo de tecnologia ou ferramenta você quer usar.

Foque em realmente desenvolver uma solução e quais ferramentas essa solução precisa para funcionar. O segredo da efetividade é: entregue resultados. Não sabe qual problema resolver? Que tal andar pela cidade só observando e anotando os problemas que você encontra? Essa é uma metodologia para se inspirar: observação. Observação do meio, dos outros, dos negócios…

03 – Apresente uma solução para uma frustração como consumidor

Outra saída para encontrar uma solução é pensar nas suas frustrações como consumidor. Sabe aquela dificuldade para usar um programa Y? Por que não criar um programa Y aprimorado e mais adequado a um público específico? Se você não tem frustrações, com certeza seus pais e familiares terão. Lembre-se: o nicho da Terceira Idade está cada dia mais forte e influente, pois a população está envelhecendo.

04 – Pesquise e conheça startups

Observação aguçada: essa é uma habilidade empreendedora essencial. Como já dito, observe o que acontece ao seu redor. Mas pratique uma observação focada no seu objetivo: escolha seus alvos. Uma dica é pesquisar e ir conhecer startups. Ao analisar o negócio dos outros você pode tirar ideias para ganhar dinheiro com o seu próprio negócio.

05 – Perceba oportunidades de negócio a partir de experiências com o emprego anterior

Um empreendedor conhecido nosso era representante comercial de uma fábrica que vendia vidros seguros para usinas nucleares. A partir de um certo momento na carreira dele, ele percebeu que a maioria dos clientes possuía laços de confiança com ele. Insatisfeito com o salário, ele resolveu sair da fábrica e criar sua própria empresa de vidros para usinas.

06 – Importe ideias de negócio de alguma cidade que você já visitou

Lembra-se da dica de ser um observador? Então, isso também serve na hora de buscar modelos de negócios em outras cidade ou outros países que você já tenha visitado. É preciso ter em conta que o clima e os hábitos culturais mudam de um lugar para o outro. Mas tenha isso em vista e adapte a ideia para desenvolvê-la na sua região!

07 – Seja o intermediário

Perceber e entender o modelo de negócio dos outros pode abrir infinitas portas para você, entre elas a de ser um intermediário. Um exemplo é um conhecido nosso que percebeu a dificuldade dos restaurantes em encontrar um bom fornecedor de carne, que tenha qualidade de produto e entregue os produtos dentro do prazo. E mais: ele descobriu que a carne é o produto mais consumido pelo público nos restaurantes brasileiros.

Então ele teve uma daquelas brilhantes ideias para ganhar dinheiro: criou um programa tecnológico que serve como intermediador. Ele seleciona os açougues, os preços e a qualidade para oferecer um cardápio de opções de parceiros para os restaurantes. Em troca, os restaurantes faziam o pedido para o açougue através de um aplicativo, que cobrava uma taxa por ser o intermediário e agilizar o processo.

08 – Alinhe as ideias para ganhar dinheiro a um sonho

Você não precisa necessariamente trabalhar com o que gosta para ganhar dinheiro. Mas se você gostar do que faz, for realmente apaixonado e tiver um grande sonho, então a probabilidade do negócio dar certo aumenta. Isso porque todo empreendimento, ao menos no início, exige bastante tempo e dedicação. Se você não mergulhar de cabeça, a tendência é que você desista do projeto antes mesmo que ele possa evoluir e trazer os frutos esperados. Então faça o possível para alinhar negócio e sonho, transformando-o em uma daquelas fantásticas ideias para ganhar dinheiro.

09 – Entre no Mercado de afiliados

Há diversos produtos na internet que você pode vender como afiliado. Ser um afiliado nada mais é do que ser um vendedor que trabalha vendendo produtos dos outros e ganhando comissão em cima disso. Exemplo: você é um afiliado do Submarino. Você analisa e indica produtos no seu blog ou site e, se alguém acessar o Submarino através do seu link e comprar algo, você ganha comissão.

Hotmart, Eduzz, Mercado Livre e Submarino são exemplos de plataformas que permitem essa parceria como afiliado. Algumas comissões são melhores, outras mais frequentes, há muitas opções. Cabe a você escolher o que prefere vender!

10 – Crie e venda seu próprio infoproduto

Trabalhar com infoprodutos é uma alternativa muito em alta para empreendedores digitais. O lado mais atraente é que os custos para começar são baixíssimos. Você só precisa de um editor de texto para pdf e de boas técnicas de persuasão. Caso você venda algo que realmente agrade o público, o retorno financeiro pode ser certeiro.

11 – Preste algum tipo de consultoria

Você provavelmente tem algum conhecimento que poderia oferecer para ajudar alguém. Em qual área você poderia dar conselhos? Pode ser alguma habilidade que você possui, algum software que você domina, alguma mensagem que queira passar adiante… as possibilidades são infinitas!

12 – Torne-se representante de algum produto ou de alguma franquia

Você não tem ideias para ganhar dinheiro que são inovadoras ou tem medo de arriscar? Junte-se ao grupo que já deu certo, compre alguma franquia ou represente algum produto com o qual você se identifica.

13 – Importe produtos do exterior

Você pode ter sua própria loja online e vender produtos do exterior! Como os produtos importados recebem muitas taxas de imposto, você pode comprar o produto diretamente com o fornecedor estrangeiro e vendê-lo mais caro no Brasil – isso ainda será mais barato para o público que as opções estrangeiras disponibilizadas no Brasil.

Aprenda a ganhar dinheiro com seu próprio Infoproduto!