As novas tecnologias e as redes sociais nos permitem nos comunicar com qualquer pessoa ao redor do mundo instantaneamente. Essa facilidade tem alterado a forma como as pessoas se relacionam entre si. Não é nada incomum ver que muitos casais se formam a partir de redes sociais ou que começam como amizades virtuais e terminam em algo mais sério. Ter um relacionamento online saudável hoje em dia não é algo complexo, mas lidar com a distância pode ser difícil. Então como amenizar a carência e manter a relação forte e saudável mesmo com a distância? Separamos 05 dicas para você ter um relacionamento online saudável:

 

01 Fazer acordos sobre horários e sobre sentimentos

Não se esqueça que existe vida fora da internet: para começar bem um relacionamento online saudável é preciso deixar claro para o seu parceiro (a) quais são os seus horários de disponibilidade para conversar e quais aqueles em que você precisa se concentrar no seu trabalho ou estudo. Seja claro e respeite o tempo do outro também.
Fazer acordos é essencial. Pergunte o que magoa e o que agrada o outro. Se mandar “bom dia” logo de manhã é algo que faz o outro se sentir especial, por que não se esforçar para isso? Ou se ele se irrita ao receber um “boa noite”, melhor evitar isso. Se você se irrita quando a pessoa demora muito para responder, fale isso antecipadamente e chegue a um acordo com o seu parceiro. Tudo que agrada ou magoa deve ser conversado previamente.

 

02 Relacionamento online saudável: ser atencioso e prestativo

Mostrar interesse pelo outro e procurar saber sempre como a pessoa está é uma atitude básica para um relacionamento online saudável dar certo. Sumiços e silêncios podem ser interpretados de maneira errada pelo outro. Então evite isso!

 

namoro sério

03 Tente estar sempre em contato com o outro

Já que a distância impede o contato pessoal, aproveite a conectividade do mundo digital para se manter disposto a conversas e a interagir com o outro. Demonstrar que está disposto a estar em contato com o outro quando for possível é uma saída para evitar a carência e o sentimento de solidão.

 

04 Relacionamento online saudável: não seja inconveniente

É normal que seu parceiro fique offline por um período ou fique online mas não possa ou não esteja disposto a conversar. Isso acontece por uma série de motivos: estudo, trabalho, momentos de impaciência ou de desequilíbrio emocional ou até mesmo momentos em que a pessoa está usando a internet para outra coisa como procurar um endereço ou um telefone, por exemplo.

.
Evite ao máximo cobrar atenção da pessoa – o que não é natural, não deve ser pressionado ou cobrado. Por isso é importante fazer os acordos logo no começo da relação. Jamais mande milhares de mensagens desesperadas para saber onde seu parceiro está ou porque ele está online e ainda não mandou mensagem para você. Tenha calma e aguarde! Tente não demonstrar carência e desespero pois isso só assusta e afasta as pessoas.

 

relacionamento online saudável

05 Tenham planos juntos e combinem encontros reais

O relacionamento online saudável não sobrevive apenas à distância: encontros reais devem ser sempre o objetivo final. Então, se você apenas conhece o seu parceiro pela internet e nunca o encontrou pessoalmente, agilize esse encontro! Mas tenha cuidado e procurem se encontrar em um local público, deixando seus amigos e parentes avisados de onde e com quem você estará. Caso você esteja em um namoro à distância, tente sempre fazer planos a dois e marcar encontros reais quando possível.

 

Conquiste aquela pessoa especial de vez